CIRCULAR Nº 04 / 2024

A Importância da Oração a Deus

Caros irmãos, A paz de Deus.

A oração a Deus é um diálogo entre o cristão e o Deus Altíssimo, devendo ser sempre elevada a Deus, em nome e mérito de nosso Senhor Jesus Cristo. Trata-se de uma prática fundamental à vida do crente, e as recomendações escriturais acerca disso são variadas e permeiam todo o texto bíblico.

Um cristão verdadeiro não pode viver sem manter uma prática de constante oração, pois por intermédio dela, podemos adorar a Deus, ser-Lhe gratos pelas bênçãos e favores recebidos, assim como implorar perdão pelos nossos pecados. Ademais disso, orando, poderemos estreitar o nosso convívio com Deus numa busca pela santificação pessoal.

Pelas nossas súplicas, minimizaremos nossos medos e ansiedades (Fil 4:6); afirmaremos a Ele a nossa devoção, rogaremos por socorro tanto para nós mesmos quanto para outras pessoas, pois os ouvidos do Senhor estão atentos às nossas súplicas, conforme se lê:

“Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações.” (1Ped 3:12)

É mister que perseveremos nessa prática abençoada, a ordem é: “Perseverai em oração, velando nela com ações de graças;” (Col 4:2)

E devemos orar sempre que possível:

“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, …” (Ef 6:18)

Orai sem cessar.” (1Tess 5:17)

Pela oração, poderemos legitimamente exercer um combate espiritual:

“E rogo-vos irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus;” (Rom 15:30)

Por ela, poderemos praticar intercessões:

“Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo.” (Fil 1:19)

Por ela, poderemos exercitar a nossa pureza espiritual:

Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.” (1Tim 4:5) Pela dedicação na oração, poderemos evitar entrar em tentação:

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mar 14:38)

Outrossim, pela oração, poderemos alcançar favores do Eterno:

“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis: a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. (Tiago 5:16)

“E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (João14:13 e 14)

Assim como, pela oração, podemos estabelecer comunhão com Deus:

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” (At 2:42)

Como visto, a oração pode muito em seus efeitos. Por isso mesmo, incentivamos a nossa cara irmandade que orem com frequência, tanto individualmente quanto em família, pois essa prática é muito saudável e espiritualmente recomendável. A oração em família promoverá muitos benefícios no relacionamento conjugal, bem como será uma benção para todos os filhos, ensinando-os a terem os seus corações voltados para Deus.

A oração deve ser movida e inspirada pelo Espírito Santo, sem excesso de preocupação com a sua forma ou com grandeza de palavras.

Sobre a oração do Pai Nosso (Mat 6:9 a 13), cabe aqui uma breve explicação: ela foi ensinada aos discípulos pelo Senhor Jesus contendo as linhas gerais que instruem os cristãos com os fundamentos de uma oração perfeita.

Assim, com certeza, Deus aceitará todos os clamores e orações nascidos de um coração sincero e elevado a Ele em nome de Jesus Cristo. Contudo, quando possível, damos preferência pela oração de joelhos, para nos apresentarmos a Ele de uma forma simples, humilde e submissa, reconhecendo a nossa nulidade como simples mortais. O próprio Senhor Jesus Cristo orou de joelhos, como se pode confirmar:

“E, quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. E apartou-se dele cerca de um tiro de pedra; e   pondo-se   de   joelhos, orava.” (Luc 22:40 e 41)

Aliás, orar de joelhos era prática dos homens santos e se encontra registrada nos textos bíblicos, tanto do Antigo Testamento (AT) quanto do Novo (NT), conforme listado em seguida:

  1. Sucedeu pois que, acabando Salomão de fazer ao Senhor esta oração e esta súplica, estando de joelhos e com as mãos estendidas para os céus, se levantou de diante do altar do Senhor, …” (1Reis 8:54)
  2. E perto do sacrifício da tarde me levantei da minha aflição, havendo já rasgado o meu vestido e o meu manto, e me pus de joelhos, e estendi as minhas mãos para o Senhor meu Deus.” (Esd 9:5)
  3. Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.” (Sal 95:6)
  4. Daniel pois quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.” (Dan 6:10)
  5. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.” (At 7:60)
  6. Mas Pedro, fazendo-as sair a todas, pôs-se de joelhos e orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou- se.” (At 9:40)
  7. E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles.” (At 20:36)
  8. E, havendo passado ali aqueles dias, saímos e seguimos nosso caminho, acompanhando-nos todos, com suas mulheres e filhos até fora da cidade; e, postos de joelhos na praia, oramos.” (At 21:5)
  9. E, quando chegaram à multidão, aproximou-se-lhe um homem, pondo-se de joelhos diante dele, e dizendo: […]” (Mat 17:14)
  10. E aproximou-se dele um leproso, que rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me.” (Mar 1:40)
  11. Porque está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor: que todo joelho se dobrará diante de mim, e toda a língua confessará a Deus.” (Rom 14:11)
  12. Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Ef 3:14)
  13. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.” (Fil 2:10)

Vossos irmãos em Cristo,

O Conselho de Anciães